Tipos de fita de LED e suas principais diferenças
- Class Iluminação
- 24 de out. de 2017
- 3 min de leitura

Muito escolhidas para decoração e iluminação secundaria ,as fitas de LED dominaram o mercado .
Por mais que a aparência seja muito semelhante, as fitas de LED possuem muitos modelos que alteram o efeito da iluminação no ambiente.
Veja a seguir as principais diferenças que precisam ser observadas nos tipos de fita de LED,para fazer a melhor escolha da sua compra e ter o melhor custo-benefício.
Chip LED
A fita de LED tem como seu principal componente os chips ,que são diodos que emitem luz. Esses diodos existem em diversos tipos e são identificados por uma numeração de 4 dígitos ,que indica o tamanho dos componentes ( Portanto, um SMD3528 tem 3.5 x 2.8 mm).Assim conforme maior o tamanho do chip ,maior é a intensidade da luz emitida por cada Chip LED.
Distancia entre os Chips
Também é um importante aspecto o numero de chips LED presentes na fita e qual a distancia entre eles ( Portanto caso você queira uma luz mais intensa e homogênea, precisa ser uma fita na qual os chips de LED não estejam muito distantes uns dos outros. Já os chips com distancias maiores afetam a intensidade da iluminação,podendo dar efeito de Feixes de luz).
Fontes de Alimentação
Boa parte das fitas de LED possuem tensão de alimentação de 12 volts ou 24 volts. Por esse motivo é necessário uma fonte de alimentação para transformar a tensão alternada de 127v ou 220v em tensão continua de 12v ou 24v para fita de LED. É de extrema importância ter atenção a potencia da fita que você deseja instalar , que é informado em watts por metro . Assim, a fonte de alimentação (ou driver) da sua fita de LED precisa ter uma potência igual ou maior que a utilizada por sua fita. O ideal seria deixar uma folga de 10 a 15% a mais na potência da fonte utilizada.
Caso se você queira ligar 4 metros de uma fita que consome 4,8 watts por metro, você precisa de uma fonte de alimentação de 12V e 19,2W de potência ou mais. Seguindo a recomendação da folga, o ideal seria uma fonte com potência de 21,12W a 22,08W.
Existem no mercado também modelos de fita LED que não precisam de fonte de alimentação externa,assim podendo ser ligadas diretamente à rede elétrica.
Opção de Cor
Atualmente no mercado existem 3 opções de cores de fita de LED ,na qual são :
Luz branca - sendo possível opta por diferentes temperaturas e cor (Luz mais amarelada ou azulada)
RGB - Vermelha, verde e azul , sendo assim possível reproduzir qualquer cor exceto branca.
RGBW - A união da fita branca com RGB ,assim podendo emitir dois tipos de luz ao mesmo tempo.
Qualidade da Fita
Um dos principais fatores que influencia o consumo de energia ,a vida útil e o efeito da iluminação é a qualidade de fita.Normalmente as fitas me menor qualidade tem componentes de baixa qualidade ,que possuem maior consumo elétrico e assim respectivamente diminuindo a vida útil dos LEDs.
Investir em uma fita LED com qualidade é essencial, mas não é possível dizer que existe um tipo de fita melhor que o outro. Afinal, um tipo pode ser considerado bom em relação a outro dependendo do que você deseja. Pensar nesses pontos é fundamental para escolher a melhor fita LED para você.
Comments